sábado, 10 de setembro de 2011

HISTÓRIA DA ARCA DE NOÉ COM ATIVIDADES

ARCA DE NOÉ ATIVIDADES











Dicas de brincadeiras para o dia das crianças.

Brincadeiras com as crianças e depois um gostoso lancheSugestão de Brincadeiras

1ª) CADEIRA QUENTE
Material necessário : sala ampla, cadeiras e um aparelho de som.
Desenvolvimento: será formado um círculo com cadeiras, dando espaço entre uma e outra para facilitar o acesso das crianças. A quantidade de cadeiras deverá ser menor do que o número de crianças. Ao som de uma música, as crianças caminharão ao redor das cadeiras. De repente, a música será interrompida e todos deverão ocupar as cadeiras. As crianças que não conseguirem sentar, sairão da brincadeira. Uma ou duas cadeiras serão retiradas. Novamente, ao som da música, as crianças circularão e se sentarão quando a música cessar. A brincadeira continua, até que reste somente uma cadeira e será vencedora aquela criança que sentar na última cadeira.

2ª) O GATO E O RATO
Desenvolvimento: Duas crianças voluntárias assumirão os papéis de gato e de rato. De mãos dadas as crianças formam um círculo e devem dificultar a entrada ou saída do gato, facilitando o acesso do rato. Para iniciar o rato fica dentro do círculo e o gato fora. Quando o gato conseguir pegar o rato, outra dupla iniciará a atividade.

3ª) ESCONDER A VARINHA
Material necessário: uma varinha, um círculo grande desenhado com giz no centro da sala.
Desenvolvimento: A dirigente escolherá uma criança para ser a líder da brincadeira. Este líder terá a função de esconder uma varinha para que os demais participantes a encontrem. Todas as vezes em que alguém se aproximar da varinha, o líder dirá: "Está esquentando!" Todas as vezes que se afastarem, o líder dirá: "Está frio!" Quando alguém encontrar, dirá bem alto: "Fogo! Fogo!". Neste momento, todos deverão correr para entrar no círculo. O que achou a varinha, procurará tocar (NUNCA BATER) em alguém , antes que este entre no círculo. A criança que encontrou a varinha passa a ser o novo líder. Quem for tocado pela varinha, sairá da brincadeira. A brincadeira continua até que o grupo perca o interesse.

4ª) ACERTANDO O GOL
Material necessário: uma bola, uma trave pequena, uma venda para os olhos.
Desenvolvimento: O grupo será dividido em duas ou três equipes com igual número de participantes. Cada equipe escolherá um líder para ser o orientador. Uma equipe, de cada vez tentará fazer gol, procedendo da seguinte maneira: o líder escolhe um jogador de sua equipe e este, com os olhos vendados, chuta a bola tentando fazer gol, sendo orientado pelo companheiro líder. Vence a equipe que conseguir fazer mais gols. Dependendo da idade das crianças, a brincadeira poderá ser facilitada ou dificultada, aproximando ou afastando a trave de quem vai chutar.

5ª) DESENHANDO COM OS OLHOS VENDADOS
Material necessário: quadro-negro, giz, venda para os olhos
Desenvolvimento: Cada componente do grupo deverá ir ao quadro-negro com os olhos vendados e fazer um desenho de livre escolha ou sugerido pelo líder. Vence quem conseguiu desenhar melhor.

6ª) SOLTANDO BALÕES
Material necessário: balões (bolas de sopro) e pedaços de papel numerados. Uma lista numerada com perguntas bíblicas, tiradas das lições da Escola Dominical.
Desenvolvimento: A dirigente soltará os balões cheios, cada um contendo um pedaço de papel com um número. O número de balões precisa ser correspondente ao número de participantes. Cada um deverá pegar apenas um balão e estourá-lo. No entanto, terá que esperar a sua vez. A dirigente irá chamando as crianças, aleatoriamente ou por sorteio, e fará a pergunta consultando a lista que tem em mão. Cada criança terá dez segundos para responder, sob pena de pagar uma prenda se não conseguir responder corretamente.

domingo, 29 de maio de 2011

A GRANDE PESCA

Os dias tristes que os discípulos tiveram em Jerusalém ficaram no passado.
Já era final de tarde, quando estavam chegando de volta à Galiléia. Agora, estavam sete dos discípulos junto à praia do Mar da Galiléia. Eles conversavam e lembravam os momentos maravilhosos que haviam passado ali com Jesus.
Quantos milagres Jesus fizera naquela região! Mas agora estavam sozinhos... Pensavam também como seriam suas vidas dali para frente. Eles estavam precisando de roupas, alimentos... Então, Pedro resolveu ir pescar. Os outros discípulos que estavam ali resolveram acompanhá-lo, pois com a venda dos peixes que conseguissem pescar, teriam dinheiro para comprar aquilo que precisavam.
Entraram em seus barcos que estavam ali na praia já há muito tempo e se espalharam em várias direções, para tentar uma boa pesca. Mas, depois de trabalharem a noite toda, não haviam conseguido pescar nenhum só peixinho. Eles estavam cansados e desapontados. Que fariam agora? Eles estavam bem perto da praia. Eis que de repente, observaram um Homem em pé à beira da praia.
- Ei, vocês, escutem! (disse o Desconhecido) Existe alguma coisa para comer?
- Não. (foi a triste resposta) Nós trabalhamos durante toda a noite, mas não conseguimos pescar nada.
- Tentem jogar a rede para o lado direito do barco. (sugeriu o Desconhecido)
Aquilo era muito estranho. Pois o dia já estava clareando, e, com os raios do sol iluminando, certamente não pescariam nada! Aqueles homens tinham muita experiência como pescadores, pois haviam passado a vida pescando naquele lago. Porém, por alguma razão que nem eles mesmos entendiam, resolveram obedecer. Quando jogaram a rede para o lado direito do barco, o milagre aconteceu. Tantos peixes apareceram na rede, que os barcos quase não conseguiam arrastá-la de tão pesada.
Um dos discípulos chamado João, quando viu o milagre, disse a Pedro que Aquele Estranho era Jesus. Quando Pedro entendeu isso, ficou tão emocionado e feliz de voltar a ver a Jesus, que deixou os seus colegas arrastando a rede e saiu nadando em direção à praia. Era bom demais para ser verdade! Sim, era verdade!
Ali estava Jesus em pé, ao lado de uma pequena fogueira, um pão e peixe sobre as brasas. Ele pediu que Pedro colocasse ali mais alguns peixes daqueles que tinham pescado, pois sabia que eles estavam com bastante fome. Então, Pedro voltou ao mar para ajudar a puxarem a rede com os peixes.
Vocês sabem quantos peixes eles pescaram? Cento e cinqüenta e três grandes peixes. Apesar dessa quantidade, a rede não se rasgou. Todos os discípulos estavam muito felizes.
Sabem crianças, esta história nos ensina uma lição muito importante. Quando queremos fazer as coisas sozinhos, do nosso jeito, muitas vezes não conseguimos nada. Mas, quando ouvimos a voz de Jesus falando a nós, através de Sua palavra, por meio de nossos pais ou de nossos professores, tudo é bem diferente. As coisas acontecem exatamente para o nosso bem.
Assim como os discípulos obedeceram, quando Jesus mandou jogar a rede à direita do barco, também devemos obedecer quando ouvirmos Sua voz!
Vamos orar, pedindo que Jesus nos abençoe, para que sempre estejamos atentos, quando Ele nos falar.

Observação: Para esta história, você pode usar uma pequena rede de pesca e aproveitar algum irmão que saiba fazer isso bem, para mostrar às crianças como os discípulos lançavam a rede. Conte de forma que as crianças vivenciem a cena em sua imaginação.


O BOM SAMARITANO

Sem dúvida alguma, viajar é maravilhoso! Alguém tem opinião diferente? (permitir respostas) Quanto nos preparamos para uma viagem! Com que entusiasmo o fazemos!
Certa vez, Jesus contou uma história sobre um homem que estava fazendo uma viagem. Se abrirmos nossa Bíblia, essa história está narrada em Lucas capítulo 10. As viagens dessa época eram feitas a pé, ou no lombo de algum animal; por exemplo, um burro.
A pessoa dessa história era um homem que se dirigia de Jerusalém a Jericó. Os caminhos empoeirados eram cheios de pedras, de curvas e rodeados de montanhas; um lugar muito perigoso para se viajar, especialmente se estivesse sozinho.
E foi assim que uns ladrões surpreenderam nosso viajante. Eles estavam escondidos nas rochas e eram acostumados a atacar a todos que por ali passassem. Saltaram sobre aquele pobre homem; bateram nele e
o machucaram, levando todo o seu dinheiro, e quase toda a sua roupa, deixando-o muito ferido à beira do caminho.
Enquanto ele estava lá sozinho e abandonado, começou a escutar um barulho que se fazia cada vez mais forte. Que seria? Quando chegou bem perto, ele percebeu que era um sacerdote. Naquele tempo, o sacerdote era como um pastor hoje. E ele deve ter pensado: “com certeza, este vai me ajudar”. (Para representar esta história, pode usar suas mãos, colocando sobre o dedo indicador, um pequeno turbante, preso com um elástico. Também pode desenhar um rosto em lugar das impressões digitais. Do mesmo modo, podem ser representados os outros personagens.)
Vocês quase não vão acreditar no que aconteceu. O sacerdote olhou-o, sentiu pena dele e foi embora, porque tinha medo que os ladrões também o atacassem. Lá ficou ele sozinho novamente. Mais tarde, tornou
a ouvir um barulho e ficou esperando para ver se, quem sabe, alguém o ajudaria. Quando chegou bem perto, ele viu que era um levita. Sabem o que era um levita? Era alguém que ajudava nos trabalhos do templo. Os levitas tinham sido escolhidos por Deus para serem ajudantes do templo. Eram assim como os diáconos de hoje. Hum! Esse também passou e foi embora sem parar para socorrer o pobre homem.
Fazia muito calor, o sol ficando quente, e aquele homem todo machucado estava cada vez pior. Depois de bastante tempo, ele ouviu novamente um barulho. Não era barulho de alguém que vinha caminhando,
mas que vinha montado. Ele ficou com muito medo, porque pensou que os ladrões haviam voltado. Mas quando chegou bem pertinho, ele viu um viajante que, como ele, também passava por esse caminho.
Era um homem que morava em Samaria, por isso o chamavam samaritano. E ele pensou: esse é que não vai me socorrer. Um samaritano não vai parar para falar com um judeu. Fazia muito tempo que judeus e
samaritanos não eram mais amigos. Porém, quando aquele homem passou, olhou-o, ficou com muita pena daquele judeu todo machucado e resolveu parar. Colocou um pouco de azeite nas suas feridas; vestiu-o com a sua própria roupa, e lhe deu um pouco de água para beber. Logo, ajudou o homem a montar em seu jumento e foi andando a pé, porque o homem estava muito ferido e não agüentava andar. 
Foram bem devagar, até que chegaram a uma hospedaria. Sabem o que era uma hospedaria? (permitir respostas) Era como se fosse um hotel bem simples à beira da estrada. Pararam ali e se hospedaram. O samaritano cuidou do doente por toda aquela noite e como ele ainda estava muito fraco, pediu ao dono da hospedaria que cuidasse dele, até que melhorasse e pudesse continuar viajando. Fez mais uma coisa: pagou a hospedaria para o homem também, recomendando que se houvesse mais alguma coisa ele pagaria na volta. Oh! Ele foi muito bondoso, não é verdade?
Jesus espera que nós também sejamos bondosos para com os outros. Que amemos as pessoas, não importa como estejam. Se estiverem com frio ou com fome também, Ele espera que nós as ajudemos. Se estiverem com saúde ou se estiverem doentes. Não importa quem elas sejam. Ele ama todas as pessoas e quer que nós as amemos também. Vamos procurar ser sempre bondosos, como o bom samaritano? Oremos.

A MULHER DE SAMARIA

Quantos de vocês gostam de viajar? Todos nós gostamos de viajar ou passear. Às vezes, vamos à casa da vovó ou mesmo de uma titia ou até saímos para visitar alguns amigos de nossos pais. Viajamos de carro, ônibus ou até mesmo de avião, quando vamos a um lugar mais distante.
Certa ocasião, quando Jesus andava com Seus discípulos, Ele fez uma viagem da Judéia para a Galiléia. Naquele tempo não havia ônibus, carro ou avião. Os que tinham melhores condições viajavam montados em algum animal, porém muitos viajavam a pé.
Nessa viagem, eles precisavam atravessar uma região chamada Samaria, e as pessoas que moravam nessa região eram chamadas samaritanas. Já era meio-dia. O sol estava muito quente! Fazia bastante calor. Jesus e Seus discípulos começaram a ficar com fome e com sede. Então, resolveram parar perto de uma cidadezinha chamada Sicar, onde havia um poço de água muito fresquinha. Jesus assentou-Se ali bem pertinho do poço, já que havia pregado e curado muitas pessoas naquela manhã, enquanto Seus amigos foram até a cidade comprar algum alimento. (Pode fazer um poço; alguém representa a Jesus, dramatizando.) Enquanto Ele descansava ali, de repente apareceu alguém. Era uma mulher que saíra da cidade e vinha ao poço buscar água. Naquele tempo, as casas não tinham torneiras como hoje, nem um moderno filtro de água geladinha. Eles tinham que caminhar para buscar água em algum poço. E aquele era muito especial para eles, porque fora cavado há muito tempo atrás, nas terras que Jacó dera a seu filho José, e era chamado o poço de Jacó. Aquele era o melhor horário para ela não ser vista por ninguém. Quando aquela mulher chegou bem perto Jesus, Ele conversou com ela. (Ouçamos)
- Você poderia dar-Me água para beber, por favor? Ela se assustou muito, pois naquele tempo os homens não conversavam com as mulheres, se não as conhecessem; muito menos os judeus falavam com os samaritanos, porque eles eram inimigos. Mas Jesus começou a conversar com ela e lhe falou algumas coisas sobre sua vida; e mais assustada ainda ela ficou. (Dramatizar sem voz, apenas seguindo a narração.) Ela pensou: Será que Este homem é um profeta? Como Ele sabe tudo sobre a minha vida? Então, ela teve uma surpresa ainda maior. A samaritana descobriu que estava falando com Jesus, o Messias Prometido.
Imediatamente ela deixou o seu cântaro e foi depressa à cidade dizer às pessoas que havia encontrado Jesus e que Ele estava bem ali, junto ao poço. E sabem o que aconteceu? Muitas pessoas começaram a sair da cidade e vir até onde Jesus estava, para vê-Lo e ouvi-Lo. (Pode ir buscar pessoas da congregação ou trazer as próprias crianças.) Tão felizes eles ficaram, que pediram a Jesus para não ir embora; que ficasse com eles mais algum tempo e lhes ensinasse sobre o Reino do Céu. (Fazer um sinal indicando “Aqui”.). Jesus ficou dois dias com aquelas pessoas, e muitos compreenderam que realmente Ele era o Filho de Deus.
Hoje crianças, Jesus está no Céu, mas deixou para nós uma tarefa. (mostrar a mulher) Como a samaritana contou às pessoas daquele lugar, que havia encontrado Jesus, nós também precisamos falar aos outros sobre Ele, Seu reino e Sua breve volta a esta terra. Quantos estão dispostos a contar a outros sobre Jesus? Posso ver as mãos? Amém!

sábado, 28 de maio de 2011

A CURA DO CEGO DE JERICÓ



Bom dia, amiguinhos!
Mais uma vez, estamos aqui para o nosso momento gostoso da História da Bíblia.
Quando esta história aconteceu, Jesus e Seus amigos, haviam ido para uma cidade chamada Jericó. Era uma região muito bonita. A Bíblia diz que ali havia doze fontes de água muito limpa e setenta palmeiras bem verdinhas.
Quando Jesus e Seus amigos estavam saindo de Jericó, alguém ouviu o barulho da multidão que O acompanhava. Sabem quem era? Era Bartimeu. Isso mesmo, Bartimeu o cego.
Vocês sabem o que é ser cego? Sim, é uma pessoa que não pode ver; não pode enxergar como nós enxergamos. Naquele tempo não havia óculos especiais para ajudar a enxergar alguma coisa, nem escolas ou livros especiais para cegos. Também não havia trabalho para pessoas com alguma dificuldade. Por isso, todos os dias, alguém levava Bartimeu e o deixava lá na beira do caminho, com o seu chapéu estendido, pedindo uma esmola às pessoas que passavam.
E nesse dia, quando Bartimeu ouviu o barulho das pessoas, começou a dizer bem alto:
- Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!
Ele havia escutado algumas histórias sobre as pessoas que haviam sido curadas por Jesus. Sim, ele escutava muito bem, e estava com muita vontade de encontrar Jesus, de maneira que não podia perder essa oportunidade. Porém, as pessoas que vinham acompanhando Jesus começaram logo a dizer que esse homem ficasse calado.
- Já basta Bartimeu... fica calado!... Por favor, não faças tanto barulho!
(várias pessoas devem representar nessa parte da história.)
- Bartimeu, tu não deves incomodar a Jesus!
Mas, de repente, sabem o que aconteceu? Jesus parou de caminhar e pediu que Bartimeu viesse para perto dEle. Bartimeu ficou tão feliz, que se pôs em pé num salto, para estar junto de Jesus.
Quando Jesus perguntou o que Bartimeu queria, sabem o que ele pediu?
- Mestre, que eu torne a ver...
Então Jesus disse a Bartimeu: “Vai, a tua fé te salvou.” E imediatamente Bartimeu começou a ver novamente. Ele não se cansava de olhar a cor das flores, os peixes no lago, os passarinhos nos galhos das árvores e as pessoas que o admiravam assombradas. Especialmente, foi maravilhoso ver o rosto de Jesus. Sim, o rosto de quem o havia curado. Bartimeu ficou tão feliz, que em vez de voltar para sua casa, seguiu a Jesus pelo caminho.
Sabem crianças, Jesus nos deu olhinhos para ver as coisas. Como estamos usando nossos olhinhos? O que estamos vendo? As belas coisas que Jesus criou? Ou será que estamos vendo qualquer tipo de programa que aparecem na televisão, sem escolher aquilo que é bom?
Lembremos sempre que Jesus nos ama e deseja que vejamos somente aquilo que é bom.

19 Atividades para Colorir - Nascimentos de Jesus